CBN comemora 30 anos neste mês de outubro

CBN comemora 30 anos neste mês de outubro

No dia 1º de Outubro, a Rádio CBN completou 30 anos. Atualmente, a CBN (Central Brasileira de Notícias), está presente em 86 das 100 principais cidades do país. São quatro emissoras próprias, que contam com um time de mais de 150 jornalistas, além de 37 afiliadas espalhadas pelo país, com 300 profissionais. Repórteres, produtores, editores, âncoras e comentaristas que produzem 24 horas por dia informação e opinião.

O VERDADEIRO INÍCIO DA "RÁDIO QUE TOCA NOTÍCIA"

O jornalista Luiz Carlos Ramos ressalta que o embrião da CBN surgiu na antiga Rádio Excelsior, que em 7 de abril de 1980 deixou de ser musical e se tornou noticiosa. No Jornalismo, chefiado por Isidro Barioni, havia nomes de peso, como Ennio Pesce e Lourenço Diaféria, e jovens talentos. A equipe tinha aval do comando geral para focalizar todas as tendências, em época de abertura política.

O diretor das Rádios Globo e Excelsior era o experiente Francisco Paes de Barros, que lançou na Excelsior o inovador programa Balancê, com Osmar Santos, Juarez Soares e Fausto Silva, e que enviou para os Estados Unidos, em 1982, o radialista Gualberto Curado e o professor de marketing Júlio Darvas, com a missão de estudar rádios americanas essencialmente jornalísticas. No retorno dos dois, foi preparado o projeto para a futura CBN, mostrado por Francisco ao poderoso Roberto Marinho, que o aprovou imediatamente.

Em 1984, Francisco Paes de Barros aceitou convite para voltar para a Rádio Record. Sete anos depois, o modelo da "rádio que toca notícia" foi implantado: a Excelsior mudou de nome e passou a ser CBN. O diretor de Jornalismo era o excelente Heródoto Barbeiro. Sucesso!

Foi dessa maneira, o início de sucesso da CBN. Os nossos mais sinceros parabéns à toda equipe de profissionais que contribuíram, antes mesmo desses importantes 30 anos de muita informação e prestação de serviço.

CLIQUE AQUI e confira momentos marcantes da rádio que toca notícia.


FONTE: G1 e Luiz Carlos Ramos (Facebook)