Falha da TV atrapalha transmissão das rádios em Inter x Chapecoense

Falha da TV atrapalha transmissão das rádios em Inter x Chapecoense

Por Edu Cesar, do Papo de Bola

As rádios de Porto Alegre e Chapecó que fizeram Internacional 5x2 Chapecoense na manhã deste domingo (10) quase foram atrapalhadas por uma falha técnica da televisão – e isso está registrado em vídeos e áudios no fim deste post.

Foi o seguinte: o Premiere errou o tempo de exibição dos comerciais no fim do intervalo e o segundo tempo começou enquanto eles ainda eram exibidos (muitas vezes ao longo dos anos houve o hábito de exibidores televisivos pedirem para inícios e reinícios serem segurados até que viesse o OK deles, mas não foi o caso desta vez). A questão é que, ao invés de pegar o jogo em andamento – foram perdidos quarenta segundos neste erro -, o recomeço foi mostrado desde o início com atraso, logo, o primeiro minuto e meio foi visto com quarenta segundos de atraso, ficando na dependência de uma brecha para o realinhamento com o tempo absolutamente real da imagem ao vivo gerada diretamente do Beira-Rio até a Globosat no Rio de Janeiro. Tal realinhamento aconteceu quando deu falta para o Colorado e, logo após cerca de cinco segundos de close no técnico alviverde Pintado, veio enfim a imagem ao vivo com todo mundo já alinhado para a cobrança da infração.

Isto pegou de surpresa três das rádios esportivas do dial porto-alegrense. A que mais ficou vendida nessa brincadeira foi a Bandeirantes, a única com narração no estúdio e apenas e tão somente o repórter no estádio (enquanto as demais estão presencialmente ou com narrador e dois repórteres ou com narrador, comentarista e repórter). Assim que Ribeiro Neto terminou um comentário sobre o primeiro tempo, Thaigor Janke alertou que a bola voltara a rolar e que a televisão não estava mostrando – há monitores disponibilizados nas cabines de rádio do Beira-Rio e da Arena, o que sei que não necessariamente acontece em estádios de outras partes do Brasil e que permite que os presentes nelas tenham tanto a visão direta pelos próprios olhos quanto a chance de recuperar algo pela imagem do replay no televisor ao lado. Ribeiro e o apresentador Diogo Rossi ficaram evidentemente surpresos e Thaigor chegou a perguntar se precisaria narrar, mas o Diogo acionou Marcos Couto no mesmo momento e, devido à falha televisiva, o “Gigante do Vale” narrou o primeiro minuto e meio em cima da imagem mostrada com atraso, o que ficou perceptível quando o áudio-ambiente do Beira-Rio captou o apito na marcação da falta. Por causa disso, aliás (e como não poderiam imaginar que seria exatamente aí que haveria o realinhamento com a imagem ao vivo), trocaram momentaneamente o áudio-ambiente legítimo por um som falso de torcida pois o que seria persistir o atraso na imagem da TV, dar gol, a torcida gritar e o Marcão só poder narrá-lo depois de 40 segundos pois só então ele seria mostrado? Pouco depois, assim que perceberam que a TV voltou efetivamente ao vivo, voltou o áudio-ambiente legítimo também.

No caso da Grenal, ela estava com o narrador Jean Soares e dois repórteres no estádio. Kalwyn Corrêa (que não sei se trabalhou no estúdio ou de casa) seguia com seu comentário de intervalo e o Jean disse “começou” duas vezes, mas somente ao ser chamado nominalmente pelo narrador o comentarista interrompeu sua fala e veio o relato do jogo – claro, o Kalwyn jamais poderia imaginar que a televisão fosse cometer um erro desses e passar um minuto e meio com atraso de 40 segundos para o ao vivo. Na live da Grenal no YouTube, inclusive, deu para perceber neste momento o repórter Lucas Katsurayama fazendo uma cara de espanto, como que se perguntando: “mas o que diachos está acontecendo???”

Na Guaíba, Gutiéri Sanchez (único comentarista no estádio dentre as quatro porto-alegrenses de dial aqui citadas) finalizava seu comentário e pôde ser escutado o apito de início do segundo tempo, mas o apresentador Geison Lisboa não percebeu isso e, baseado no que a TV mostrava, dava sequência ao intervalo, até que o narrador Orestes de Andrade o avisou de que a bola estava rolando. Geison ficou estupefato, catatônico, incrédulo, como nem poderia deixar de ser, e passou imediatamente o comando da jornada pro “Galo”.

Já a Gaúcha escapou deste porém pois o apresentador Filipe Gamba devolveu na hora certinha para Marcelo de Bona narrar tudo desde o começo, sem “atropelos” necessários. E teve quem tocou tudo sem nem saber do problema no Premiere, como foi na Rádio ABC de Novo Hamburgo, que teve o narrador Daniel Oliveira e o comentarista e apresentador Nando “Avallone” Gross trabalhando apenas com o que os próprios olhos testemunhavam, presentes que estavam na tribuna de imprensa descoberta, na qual não há televisores e na qual é preciso trabalhar com máscara o tempo todo, diferentemente das cabines fechadas, onde dá para dispensá-las durante o jogo.

(Em tempo, explico o “Nando ‘Avallone’ Gross”: é que nas transmissões da ABC ele comenta a partida e apresenta o intervalo e o pós-jogo “Sala de Imprensa”, diferentemente do habitual de um cronista fazer os comentários e outro fazer a apresentação da jornada; o “Avallone” é porque um raríssimo profissional que me lembro que fazia estas duas funções simultâneas era o saudoso Roberto Avallone na Rádio Bandeirantes de São Paulo entre 2002 e 2003, o pós da época sendo o “Jogo Aberto” – para melhor ilustrar pegando uma fase posterior da própria RB: Roberto Francisco “era Mauro Beting e Milton Neves ao mesmo tempo”, no sentido de fazer sozinho as funções de ambos nos anos seguintes).

Termino esse post colocando em vídeos e áudios os ilustrativos disso tudo que escrevi – subi no Dailymotion pois no YouTube não conseguiria fazê-lo.

Como foi na transmissão do Premiere: https://www.dailymotion.com/video/x84rqjq

Como foi na transmissão da Rádio Bandeirantes: https://www.dailymotion.com/video/x84rqjp

Como foi na transmissão da Rádio Grenal: https://www.dailymotion.com/video/x84rqjo

Como foi na transmissão da Rádio Guaíba: https://www.dailymotion.com/video/x84rqjn

Como foi na transmissão da Rádio Gaúcha: https://www.dailymotion.com/video/x84rqjm

Como foi na transmissão da Rádio ABC: https://www.dailymotion.com/video/x84rqjl