Morre aos 77 anos o radialista Altieris Barbiero

Morre aos 77 anos o radialista Altieris Barbiero

Com profundo pesar anunciamos que na madrugada do dia 30 de abril de 2022, faleceu aos 77 anos de idade o querido radialista Altieris Barbiero. Vítima de problemas cardíacos, Altieris deixa a esposa Maria José e os filhos Altieris Junior, Adriano Barbiero e Allana Barbiero.

Há alguns anos, Altieris Barbiero  vinha fazendo um rigoroso tratamento de saúde. Na madrugada do dia 30 de abril ele sentiu falta de ar em sua residência, chegou a ser encaminhado ao hospital, mas infelizmente não resistiu, vítima de insuficiência cardíaca.

ALTIERIS BARBIERO

Altieris Barbiero nasceu na cidade de Mandaguari (PR), no dia 23 de fevereiro de 1945. Passou a infância na cidade de Tupã (SP), mas foi na cidade de Uberlândia (MG), aos 15 anos de idade, que começou a trabalhar no rádio como técnico de som na Rádio Cultura de Uberlândia.

Na década de 60, já morando na cidade de São Paulo, fez curso de arte dramática e decidiu fazer um teste na Rádio Record como rádio-ator e com apenas 17 anos, foi aprovado. A partir daí, passou a fazer rádio-novelas. Coligada com a Rádio Record existia a Rádio São Paulo que pertencia a Organização Paulo Machado de Carvalho, onde também passou a fazer parte do elenco da Rádio São Paulo.

Aos 18 anos se alistou no exército e só retornou ao rádio em 1970 quando trabalhou na Rádio Progresso, uma emissora FM que transmitia na freqüência 106,9 MHz, em ondas tropicais. Em pouco tempo, assumiu a direção da emissora até que surgiu novamente a oportunidade de um teste para retornar a trabalhar na Rádio Record.

No ano de 1971, Altieris Barbiero foi produtor do programa Humberto Marçal, e todas as vezes que ele faltava por algum motivo específico, era o Altieris que comandava o programa. Até que surgiu a oportunidade de apresentar um programa próprio, a convite do diretor artístico Edison Guerra. Foi então que surgiu no dia 2 de outubro de 1972 o programa "A Volta do Sucesso".

Em São Paulo, Altieris Barbiero trabalhou nas rádios Progresso, Record, Globo, Mulher, São Paulo, América, Nove de Julho e Super Rádio. Entre os anos de 1974 e 1975, foi jurado do programa do Chacrinha, na época na TV Record. Em 1981 fez sucesso em todo o Brasil com a música "Amar é Viver", que tinha o seguinte refrão: "Se amar é viver, eu vivo porque amo você". Na Rádio América, foi responsável pelo surgimento no rádio, do fenômeno Padre Marcelo Rossi, grande líder de audiência até hoje nas emissoras que retrasmitem o seu programa.

 

Essa é um pouco da história deste grande nome da comunicação brasileira. Altieris Barbiero será sempre um importante nome da comunicação do Brasil. Hoje, seu filho Adriano Barbiero segue os passos do pai e resolveu dar seqüência ao tradicional programa "A Volta do Sucesso", que vai ar ar todos os sábado na Rádio Nova Morada (AM 1.260 kHz - São Paulo/SP), das 9h às 12h. Visite: www.radionovamoradasp.com.br